A estimativa de que a produção nacional de grãos vai atingir 165 milhões de toneladas em 2011/12, podendo chegar a 170 milhões, apresentada oficialmente ontem pela Expedição Safra Gazeta do Povo, foi escolhida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como referência para a elaboração do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) da próxima temporada. A informação partiu do secretário nacional de Política Agrícola, Caio Rocha, que representou o Mapa no evento de lançamento do projeto, realizado em Brasília.
“O potencial de 170 milhões foi o número que o Mapa fechou para o próximo Plano Safra”, disse Rocha, para quem o país tende a ampliar continuamente a produção e também as exportações do setor. Ele anunciou ainda que o governo federal pretende antecipar a divulgação do PAP, que tradicionalmente ocorre entre junho e julho, para o início do ano que vem. Neste ano, o Plano Safra da agricultura comercial teve orçamento ampliado em 7% e atingiu R$ 107 bilhões.
A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, descreveu a Expedição Safra como “importante auxílio para o desenvolvimento do agronegócio”. Em sua avaliação, as informações levantadas com produtores e especialistas ajudam na compreensão do setor, que representa 22% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, e também do mercado.
Além de visitar as principais regiões produtoras de soja e milho do Brasil, que representam 82% da colheita nacional de grãos, a Expedição Safra percorre Estados Unidos, Argentina, Paraguai e, nesta temporada, produzirá reportagens também sobre a China, principal comprador da soja brasileira. Nas últimas seis semanas, foram percorridos sete estados brasileiros.
A vice-presidente do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) e diretora da Unidade Jornais, Ana Amélia Filizola, destacou a relevância que o agronegócio recebe nos veículos da rede. O posicionamento se embasa “no que a gente acredita que seja ajudar o Brasil a crescer e a se expandir”, disse.
O lançamento da Expedição Safra, que está em sua sexta edição, foi realizado pela primeira vez fora do Paraná. Entre deputados, secretários de governo, representantes de ministérios e entidades do agronegócio, 80 pessoas participaram do evento, no Brasília Palace Hotel. O evento contou também com a presença do americano Jeff Zimermann, que representou o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Diário de Bordo
Depois de participarem do lançamento oficial em Brasília, uma equipe de técnicos e jornalistas que integram o projeto partiu rumo ao Centro-Norte do país. O Diário de Bordo da Expedição Safra volta a ser publicado diariamente a partir de amanhã, com informações do MaToPiBa (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Fonte: Site; Gazeta do Povo, (11/11/2011).