O Brasil vive um período de reformas, isso vem ocorrendo nos últimos governos, em 2009 ocorreu o reconhecimento das Centrais Sindicais e outras reformas estão em discussão no Congresso Nacional, são mudanças importantes para o movimento sindical.

Os sindicatos através de suas diretorias devem estar muito atentos, pois tem que fazer com que o governo realize a melhor reforma possível para a classe trabalhadora. Temos que estar alertas para que nenhuma reforma tire o poder de luta dos sindicatos para que possam defender com eficiência e intransigência os direitos dos trabalhadores.

Uma das maiores lutas dos trabalhadores brasileiros através dos sindicatos tem sido para garantir que seus direitos sejam respeitados e mantido diante do avanço do capitalismo via globalização. Os sindicatos existem e trabalham duro, a maioria deles, para que a defesa seja do tamanho que a classe trabalhadora precisa. Infelizmente ainda existe o preconceito e o distanciamento dos companheiros e companheiras da entidade sindical que os representa. E isso é mortal para os interesses dos trabalhadores.

O SINTRACOOSUL, fundado em 1995 sempre travou uma luta incansável para garantir e avançar nos direitos dos trabalhadores cooperativistas, e temos certeza que jamais deixaremos de lutar ao lado dos trabalhadores.

Com uma diretoria preocupada com a realidade dos trabalhadores dentro e fora do local de trabalho o SINTRACOOSUL sempre buscou realizar uma política de sindicato cidadão, ou seja, é um sindicato preocupado com o salário, com as condições de trabalhos, mas também com a vida digna para o trabalhador. Baseado nisso que sempre lutamos para os governos implementem políticas públicas que valorizem a dignidade das pessoas.

Na luta para garantir e aumentar os direitos dos trabalhadores ano após ano travamos uma discussão acirrada com as cooperativas através de seus representantes para que nenhum direito seja retirado dos trabalhadores e a cada ano que passa fazemos com que os patrões valorizem melhor seus colaboradores, entendam que o sucesso de suas cooperativas deve-se muito a força do trabalhador cooperativista.

A todos os trabalhadores cooperativistas representado pelo SINTRACOOSUL um grande abraço.
Joel Martins Ribeiro
Diretor-Presidente - Gestão 2013/2018