SINTRACOOSUL, presente no 2 Seminrio de Sade e Segurana dos Trabalhadores em Cooperativas.

Foi realizado no auditório da Cocamar em Maringá no último dia 22, a segunda etapa do Seminário de Saúde e Segurança dos trabalhadores em Cooperativas. Esse evento é promovido pela Fetracoop – Federação dos Trabalhadores em Cooperativas no Estado do Paraná, pela Fecoopar – Federação das cooperativas no estado do Paraná, pelo Sincoopar Norte e Sincoopar Noroeste – Sindicato das Cooperativas da região norte e noroeste do Paraná, com apoio do governo do Estado do Paraná, através das secretárias de estado da Saúde e do Trabalho, do governo Federal através da Fundacentro e demais parceiros como UGT- PR. Com o objetivo singular de que a questão a ser debatida é de responsabilidade de todos, estiveram reunidos representantes dos trabalhadores, patronais e governo alem do ministério do trabalho, “em nosso estado temos altos índices de acidentes de trabalho e ainda afastamentos por conseqüência de acidentes e atividades de risco, por isso a formação tripartite para discutir ações e projetos concretos para a redução até 2015 de mais de 80% em relação à 2011 o numero de acidentes, e com isso trazer qualidade de vida e social e de ambiente de trabalho aos nossos trabalhadores.” Disse Clair Spanhol presidente da FETRACOOP. Segundo Adir de Souza, chefe da FUNDACENTRO, iniciativas como esta vêem de encontro a necessidade de se abrir o dialogo e a aproximação das partes envolvidas, “alguém precisa pedir, alguém precisa fazer, e alguém precisa ter a iniciativa.” Comentou ele durante sua palestra falando sobre o tema “prevenção-qualificação – Produtividade com segurança, “sabemos que é preciso produzir, mas também se é preciso chamar a responsabilidade de cada parte envolvida e cuidarmos da saúde dos nossos trabalhadores” concluiu. Nuncio Mannala da secretaria estadual do trabalho marcou presença e destacou a importância da iniciativa, e destacou que este é, “um dos maiores avanços da categoria em buscar essa parceria tripartite, e colocar em pratica ações para salvar a vida do trabalhador para que ele possa voltar para o seio de sua família todos os dias e usufruir dessa dádiva de Deus que é amar o próximo como a si mesmo, em belo exemplo a ser seguido essa iniciativa.” Na conclusão dos trabalhos o Palestrante José Pedro dos Santos, da CONSEPAR, falou sobre a integridade física e saúde do trabalhador, e principalmente sobre os custos de um acidente de trabalho sem contar a saúde do trabalhador ou até mesmo sua debilitação, “hoje precisamos ficar atentos a buscarmos essas parcerias, e para mudarmos a realidade precisa-se de comprometimento e mudança de atitude”, destacou. As cooperativas filiadas aos Sincoopar Norte e Noroeste apresentaram seus Cases, com ações já implantadas como Intervenção ergonômica no trabalho com movimentação de mercadorias, o uso e conservação de EPI´s e a importância da limpeza e higiene, e comunicação em espaços confinados. A Fetracoop já realizou um seminário em Cascavel, agora em Maringá e no dia 4 de maio acontece para a região sul e sudeste em Ponta Grossa.