Paraná tem o segundo maior aumento na produção industrial, mostra IBGE

Paraná tem o segundo maior aumento na produção industrial, mostra IBGE

Da Assessoria

A produção da indústria do Paraná cresceu 7,3% em julho, no comparativo com junho deste ano. Foi o segundo melhor resultado do País, conforme mostra a Pesquisa Industrial Mensal Regional - Produção Física (PIM-PF) do Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na sexta-feira (5). Na média nacional o crescimento foi de 0,7%.

O levantamento mostra que 14 dos 11 locais pesquisados tiveram aumento no ritmo da produção industrial. O Paraná ficou atrás apenas do Amazonas, que cresceu 16,1%. Com esse resultado, a indústria regional eliminou parte da perda 8,1% no acumulado de maio para junho.

“Cabe destacar a recuperação de todas as atividades industriais no Estado, com destaque para o ramo de fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias, fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos e fabricação de máquinas e equipamentos”, diz o economista Francisco José Gouveia de Castro, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Em julho de 2014, comparado o mesmo mês do ano anterior, o setor fabril paranaense recuou 6,4%, frente contração de 3,6% para o Brasil. No acumulado de doze meses, encerrado em julho, a queda da atividade industrial no Estado foi de 1%.

“A marcha da produção industrial nacional e regional reproduz o visível enfraquecimento da economia brasileira”, diz Gouveia. “Isso é explicado pela combinação entre lenta recuperação da economia mundial e problemas internos, determinados pelos efeitos da política econômica praticada pelo governo federal”, afirma o economista do Ipardes.

Fonte: O diario.com

Post: Caroline Ribeiro - Sintracoosul - PR