Com chuvas, vazo das Cataratas do Iguau fica 3 vezes acima do normal

A vazão nas Cataratas do Iguaçu , no oeste do Paraná , amanheceu com volume três vezes acima do normal nesta segunda - feira dia (29) por conta doas chuvas que atingem o estado desde quarta - feira (24). De acordo com o monitoramento hidrológico do Rio Iguaçu feito pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), no início da manhã o volume de água no atrativo passou de 5,5 milhões de litros de água por segundo, mais de três vezes acima da média normal de 1,5 milhão de I/s.

As chuvas também causam estragos em pelo menos 18 municípios no Paraná. Até as 9h desta segunda - feira(29), os temporais haviam afetado 1.429 pessoas, segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil. O mau tempo danificou 153 residências e ao menos 38 pessoas permaneciam desalojadas, ou seja continuam abrigadas na casa de amigos ou parentes.

Cascavel, no oeste - com 270 pessoas atingidas - Nova Tebas, no norte - outras 258 - e Nova Cantu, na região central -  com mais 200 - são as cidades mais afetadas pelo mau tempo.

A previsão para os próximos dias, conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) é de mais chuvas, principalmente no sul, oeste e sudoeste, em especial nas áreas mais próximas da divisa com Santa Catarina.

A sequencia e o acumulado de chuvas, alerta, aumenta o risco de enchentes e deslizamentos de terra nestas regiões. No norte, os dias serão abafados, com chuvas isoladas à tarde. O tempo só volta a melhorar a partir de quinta- feira(2).

 

Post - Andressa Pinheiro - Sintracoosul - PR

Fonte - Do G1 PR, em Foz do Iguaçu