Semana ser de tempo seco e com mximas acima de 35C no Paran

A segunda-feira (13) começou com sol e temperaturas altas em todo o Paraná. Conforme o Sistema Tecnológico Simepar, a condição será igual para todos os dias da semana, inclusive com temperaturas máximas acima dos 35ºC em várias regiões.  O tempo estável se deve a uma massa de ar seco atua no Paraná desde o final da última semana. Na capital, a máxima nesta segunda deve ser 32ºC. Em Paranavaí, no noroeste, de 38ºC. Já em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, os termômetros devem marcar 33ºC. Foz do Iguaçu, no oeste do estado, também deve ter máxima acima de 35ºC nesta segunda.

Ainda conforme o Simepar, há previsão de chuvas rápidas e isoladas em algumas cidades das região leste entre o final da tarde de terça-feira (14) e manhã de quarta (15). Em alguns casos, dependendo do ar quente, as chuvas poderão vir acompanhadas de ventos fortes e granizo.

Com o tempo seco, a umidade relativa do ar também diminui, o que pode provocar o aumento dos riscos de doenças respiratórias. Em Apucarana e Campo Mourão a umidade estava próxima de 20% nesta segunda. O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde, é de 60%. A orientação dos médicos é para que as pessoas tomem bastante líquido, evitem exposição excessiva ao sol e mantenham os ambientes sempre úmidos.

 

Post - Andressa Pinheiro - Sintracoosul - PR

Fonte - G1.com