Nova tarifa do transporte coletivo entra em vigor em Ponta Grossa

Os usuários de ônibus de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, amanheceram pagando mais caro pela tarifa na cidade. Desde a 0h desta segunda-feira (5), o valor passou a custar R$ 2,85. O reajuste, anunciado no dia 30 de dezembro pela prefeitura, é de 9,61%.

O último aumento da tarifa ocorreu em julho de 2012, quando a passagem foi para R$ 2,60. Já em junho de 2013, a prefeitura estabeleceu a tarifa diferenciada. O preço de R$ 2,60 foi mantido para quem pagava em dinheiro e caiu para R$ 2,50 para quem utilizava o bilhete eletrônico nas catracas.

Com o novo reajuste, o preço de R$ 2,85 será aplicado para quem paga em dinheiro e em bilhete eletrônico. Segundo a Viação Campos Gerais (VCG), que é responsável pelo serviço, cerca de 110 mil pessoas usam os ônibus a cada dia útil.

saiba mais

Ainda conforme a VCG, o passageiro que está com o bilhete carregado com créditos, pode utilizá-lo normalmente dentro dos próximos 30 dias. Na nova recarga, o passageiro já pagará o valor reajustado.

O aumento da passagem foi pedido em novembro e analisado pelo Conselho Municipal de Transportes. A tarifa técnica, definida pela VCG, foi de R$ 2,88. O Conselho sugeriu o valor de R$ 2,90.

Além de definir o preço de R$ 2,85, a prefeitura também estabeleceu passe livre para todos os estudantes matriculados até o ensino médio na rede pública e que estudem a mais de um quilômetro da residência.

Post - Andressa Pinheiro - Sintracoosul  - Paranaguá- Paraná

Fonte - Do G1 PR