Vrus H1N1 surge antes da hora e chega mais violento este ano no Brasil

O vírus H1N1 surgiu antes da hora e chegou mais violento neste ano: 46 pessoas já morreram no Brasil, 10 a mais que no ano passado inteiro. O número de casos mais do que dobrou e já atinge seis estados. Tem fila de espera para a vacina e ainda está faltando remédio em São Paulo.

Está difícil tomar vacina para se prevenir contra o H1N1 e também está complicado encontrar o medicamento para tratar essa gripe. Enquanto isso os hospitais estão lotados.

 

A campanha nacional contra a gripe começa dia 30 de abril. Em nota, o Ministério da Saúde diz que não tem como antecipar porque os laboratórios ainda não entregaram as vacinas e quem está sendo vacinado nessa campanha antecipada na rede pública, vai ter que se vacinar de novo em abril para ficar protegido contra os dois outros tipos de vírus: o H3-N2 e o Influenza B.

 

O Ministério da Saúde afirma ainda que os estados estão abastecidos com o medicamento Tamiflu para tratar o H1N1. Assista à íntegra da reportagem no vídeo acima.

Ministério da Saúde divulga cronograma de envio da vacina contra a gripe

 

Nas três primeiras remessas (1º a 15 de abril), os estados receberão 25,6 milhões de doses, que corresponde a 48% do total a ser enviado para a campanha deste ano.

 

O Ministério da Saúde esclarece que, a partir do dia 1º de abril, inicia o envio aos estados da vacina contra a influenza de 2016. A entrega aos municípios, por sua vez, é responsabilidade dos estados.

 

Nas três primeiras remessas (1º a 15 de abril), os estados receberão 25,6 milhões de doses, que corresponde a 48% do total a ser enviado para a campanha deste ano. Desse montante, serão entregues 5,7 milhões de doses para São Paulo.

 

A partir do recebimento das vacinas, os estados podem definir estratégias de contenção, conforme suas análises de risco, para a vacinação da população-alvo, observando a reserva adequada do produto para a campanha nacional. A Campanha acontece em todo o país do dia 30 de abril a 20 de maio, sendo o dia 30 de mobilização em todo o país. 

 

O cronograma de distribuição aos estados é elaborado de acordo com a entrega da vacina pelo laboratório produtor. As vacinas serão enviadas em seis remessas.

 

Total de doses enviadas nas duas primeiras entregas (1º a 15 de abril)

 

REGIÃO                                DOSES ENVIADAS   

Norte                                      4.174.000

Nordeste                                6.028.965

Sudeste                                  9.987.620

Centro-Oeste                         1.828.900

Sul                                          3.535.280

 

PREVENÇÃO - o Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por influenza. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, são algumas destas medidas.

 

MEDICAMENTO - Cabe ressaltar que todos os estados estão abastecidos com o Fosfato de Oseltamivir, medicamento para tratar a doença, que devem  disponibilizá-lo em suas unidades de saúde. É importante que o medicamento seja administrado nas 48 horas do início dos sintomas.  

 

VACINAÇÃO – A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza tem como objetivo reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus na população alvo da campanha, como gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, as quais têm mais risco de adoecer.

 

No ano passado, a Campanha imunizou 84,3% do público-alvo, ultrapassando a meta de vacinar 80% do público alvo, formado por 49,7 milhões de pessoas consideradas com mais riscos de desenvolver complicações causadas pela doença.

 

Fonte: Bom Dia Brasil/G1