Paran registra geadas, mas reas de trigo e caf escapam de perdas

O Paraná registrou temperaturas negativas em algumas áreas ao sul do Estado, mas o frio intenso ocorreu em regiões em que o trigo não está suscetível a perdas por geadas, segundo informações meteorológicas do Simepar.

"Teve registro de geadas no centro-sul do Estado e sul do Estado, temperaturas negativas em General Carneiro, de -2 graus (Celsius) ", comentou o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar.

Mas as geadas não ocorrerem em áreas mais ao oeste e norte, onde estão os cafezais e o trigo em períodos suscetíveis a perdas, em fases de frutificação e floração no caso do cereal.

O Paraná é um produtor menor de café do Brasil, mas atualmente ocupa a liderança na produção de trigo. Perdas nas lavouras do cereal poderiam elevar a necessidade de importação do país.

Havia temor de que geadas mais intensas pudessem ocorrer nesta terça-feira, mas a massa de ar polar começa a perder força.

"A massa de ar começa a diminuir, ainda tem previsão de geadas no centro-sul, mas no norte e oeste não tem mais", afirmou o meteorologista, comentando sobre a expectativa para os próximos dois dias.

 

Post - Andressa Pinheiro 

Fonte - G1.com (http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2016/08/parana-registra-geadas-mas-areas-de-trigo-e-cafe-escapam-de-perdas.html)