Possui contas inativas do FGTS? Saiba como consultar o saldo disponível

Na manhã desta quinta-feira (22), o presidente Michel Temer anunciou que a população poderá sacar todo o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de contas inativas. E, para conferir o valor disponível para retirada, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal, responsável por administrar os recursos.

Como fazer a consulta do FGTS?

Para consultar o valor disponível para saque, acesse o site da Caixa Econômica Federal, na página da consulta.Insira o número do PIS/PASEP no campo requisitado (o número pode ser consultado na carteira de trabalho) e cadastre uma senha para acessar o sistema.

Além do site, outra possibilidade para o trabalhador saber se tem conta inativa – ou o saldo delas – é pelo aplicativo FGTS Fácil, disponível para download para o sistema operacional Android. Para acessá-lo é preciso ter o número do NIS, que pode ser localizado nos extratos do FGTS, cartão do PIS, carteira de trabalho, cartão do cidadão ou com o empregador. Caso o trabalhador não tenha um desses documentos, ele pode solicitar uma segunda via de inscrição em uma agência da Caixa, sem custos.

Com o número do NIS, o trabalhador precisa fazer um cadastro que exige número do CPF, identidade e do título de eleitor. O aplicativo permite o acompanhamento da regularidade dos depósitos pela empresa do FGTS. Também é possível consultar, por meio do recurso de geolocalização, a agência da Caixa mais perto para ser atendido, caso precise.