Faltam oito dias para o incio do IR 2017. Prepare-se

Faltam oito dias para o início do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2017. A maratona deste ano começa no próximo dia 2 de março e termina às 23h59 do dia 28 de abril. Mas antes de começar a preencher a declaração é preciso reunir algumas informações e, para evitar erros, aconselhável usar a ferramenta de rascunho que a Receita Federal oferece.

rascunho está disponível desde janeiro no site do Fisco. Ele importa dados de 2016 e traz a maioria dos questionamentos que virão no preenchimento da declaração oficial. Segundo a professora da FAE e coordenadora do projeto Amansando o Leão, Maria do Carmo Godoy Ehlke, mesmo quem esperou até esta quinta-feira (23), quando a Receita Federal o Programa Gerador da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (PGD IRPF/2017), pode usar a ferramenta do rascunho.

“É sempre melhor porque a pessoa evita erros. Além disso vai se preparando desde já quanto ao valor que terá de desembolsar de imposto antes mesmo de enviar a declaração”, afirma.

O Receitanet, que antes precisava ser baixado para permitir a transmissão do formulário, agora já está incluído no PGD IRPF/2017. E o mais importante: o contribuinte não precisará fazer o download do programa porque ele será atualizado automaticamente. Na prática, quando o contribuinte abrir o PGD IRPF/2016 ou ele será atualizado de pronto ou a pessoa terá de ir até o menu “Ferramentas” e clicar em “Verificar Atualizações”.

A declaração também pode ser acessada diretamente no site do Centro Virtual de Atendimento (eCAC) ou nos dispositivos móveis, como tablets e smartphones, onde será possível baixar o app “IRPF”.