Sintracoosul participa do maior congresso de cooperários do Paraná

O congresso foi organizado pelos sindicatos filiados à Fetracoop, Federação dos Trabalhadores em Cooperativas no Estado do Paraná, realizado dia 28 de abril, em Foz do Iguaçu, (PR) e contou com mais de 4 mil trabalhadores cooperários.

congresso_fetracoop.jpgConsiderado o maior congresso dos cooperários e cooperárias já realizado na história da categoria, o evento reuniu trabalhadores em cooperativas agrícolas, agropecuárias, agroindustriais, médicas e de crédito de todas as regiões do Paraná. O evento abordou pautas importantes, dentre elas a Sustentabilidade, como as práticas de ESG -governança ambiental, social e corporativa-; os 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – agenda 2030) e a saúde e segurança nos ambientes de trabalho.

O presidente da FETRACOP,  e do Sintrascoop, Clair Spanhol, em seu discurso de abertura destacou a importância dos cooperários e cooperárias para o fortalecimento do cooperativismo no estado do Paraná: “só tenho a agradecer a todos os nossos cooperários e cooperárias, que são a razão de trabalharmos com todos as nossas forças no dia a dia, para buscarmos as melhores condições de trabalho para todos em suas bases, no seu trabalho, em suas casas. Dessa forma, aprovamos de forma unânime a nossa pauta de negociação salarial 2024, que defendemos em prol de toda a nossa categoria no estado”.

O dirigente sindical agradeceu a todos os envolvidos no congresso: “do fundo do meu coração, agradeço a participação de cada um nesse evento, são trabalhadores que viajaram 10 horas para chegar no evento. Também de forma especial, agradecemos aos nossos patrocinadores, apoiadores e todos que ajudaram na organização desse já é registrado como o maior congresso da história dos trabalhadores em cooperativas do Paraná”.

Por sua vez o presidente do Sintracoosul, Joel Martins Ribeiro, enalteceu o empenho e dedicação de todos os diretores sindicais que de alguma forma contribuíram para levar ao congresso uma das maiores delegações de trabalhadores de cooperativas da região sul do Paraná. “Parabéns aos organizadores, que administraram a logística de transporte, recepção, acompanhamento e retorno dessas centenas de trabalhadores. Essa é sem dúvida uma das maiores demonstrações de força e união da classe trabalhadora paranaense”, disse Joel.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o superintendente da OCEPAR, Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Paraná, Nelson Costa; da Superintendente da Regional do Trabalho no Estado do Paraná, Regina Cruz;  do Secretário Nacional de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego Magno Lavigny;  do Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho no Estado do Paraná, Dr. Alberto Emiliano de Oliveira Neto; do presidente do Tribunal Regional do Trabalho no estado do Paraná, desembargador Célio Horst Waldraff; e o vice-presidente do Sincopar Oeste, James Fernandes. O evento contou com o apoio do Sescoop-PR e do patrocínio da Itaipu Binacional, da Cresol e da Crefaz.